A perda de cabelo pode afetar homens e mulheres de qualquer idade, embora a alopécia androgenética afete maioritariamente os homens.

Saber se está a sofrer de queda de cabelo demasiado acentuada, e que pode levar à alopécia, é a chave para encontrar uma solução e parar o problema o mais depressa possível.

Alopécia androgenética ou apenas idade?

Para começar, queremos deixar claro que todos perdemos cabelo todos os dias da nossa vida. Existem pessoas que conseguem manter grande parte do seu cabelo mesmo até serem mais velhas, contudo é uma situação pouco comum. A maioria das pessoas tende a perder densidade e espessura ao longo dos anos, ou sofre de perda total de cabelo. Mas todos nós perdemos entre cinquenta a cem cabelos por dia.

No entanto, o importante não é a quantidade de cabelo que cai, mas até que ponto é regenerado. É natural que com a idade os nossos folículos percam o vigor e deixem de gerar cabelo, em maior ou menor grau.

Então como podemos distinguir a alopécia androgenética da simples ação do tempo? As entradas podem aparecer nos nossos vinte anos e tornarem-se um problema estético apenas décadas mais tarde. Mas a predisposição genética é um factor chave para que se torne em alopécia ou não.

6 situações que podem significar que sofre de alopécia:

Pode ter alopécia androgenética se notar algum destes sintomas:

  • Encontra mais cabelo na sua almofada do que o habitual.
  • Nota uma queda de cabelo abundante quando lava ou penteia o cabelo.
  • Sofre de desconforto no couro cabeludo.
  • Tem excesso de óleo ou caspa.
  • Nota uma redução na densidade do cabelo, especialmente na testa, nas têmporas ou na coroa.
  • Quando penteia para trás o cabelo da zona frontal superior a sua linha frontal forma um V.

É possível que as entradas que aparecem, especialmente entre os 20 e 30 anos, não aumentem. Contudo, se tiver um historial familiar de calvície, mantenha-se atento. Quanto mais cedo começar o tratamento para abrandar a progressão, melhores serão os resultados.

Existem também a possibilidade de que os primeiros sintomas de queda de cabelo estejam localizados na zona da coroa e não na zona frontal. Pode também notar que o crescimento do cabelo acima da testa é mais lento, causando um efeito facilmente identificável.

Estes casos são mais frequentes nos homens mas, como sabemos, as mulheres também podem sofrer de alopécia androgenética, particularmente após os 40 anos de idade. No caso das mulheres, é menos percetível do que a alopécia masculina e está normalmente localizada no topo da cabeça. Ao detetar os primeiros sinais, recomendamos que faça um acompanhamento durante vários meses. Se confirmar uma perda de densidade, é possível que esteja a sofrer de alopécia, embora seja melhor consultar um especialista para um diagnóstico.

Como combater os primeiros sintomas de alopécia?

Se notar queda de cabelo acentuada, não se assuste, a ciência está do seu lado. Começar a ter entradas não é significa que vai sofrer de calvície total dentro de alguns meses. Além disso, pode corrigir a situação, por exemplo, com um Transplante Capilar, através do qual irá obter um efeito natural num processo muito simples e indolor.

Existem ainda tratamentos como a mesoterapia capilar e o Plasma rico em plaquetas (PRP) – que podem ser combinados para maior eficácia – e que ajudam a nutrir e a revitalizar o cabelo que começa a apresentar sinais de envelhecimento, adiando mesmo a perda de cabelo.

Marque a sua consulta de avaliação capilar grátis connosco e esclareça todas as suas questões sobre Alopécia.