Dia Internacional do Homem

O Dia Internacional do Homem é celebrado a 19 de Novembro desde 1968. Leia o artigo e descubra como surgiu esta celebração e como se relaciona com os interesses masculinos, incluindo a importância do cabelo e a luta contra a alopecia.

História do Dia Internacional do Homem

Tudo começou em 1968 quando um jornalista americano do The Guardian, John P. Harris, escreveu um editorial destacando a falta de equilíbrio num sistema que promovia um Dia Internacional da Mulher, mas que não oferecia o equivalente para os homens. Harris disse que embora concordasse que deveria haver um dia de celebração para as mulheres, acreditava que também havia necessidade de um Dia Internacional do Homem.

No início dos anos 90, Thomas Oaster, diretor do Centro de Estudos Masculinos do Missouri, convidou organizações nos Estados Unidos, Austrália e Malta a realizar pequenos eventos do Dia Internacional do Homem durante o mês de Fevereiro. Oaster organizou com sucesso estes eventos durante alguns anos, mas o evento de 1995 teve uma fraca participação. Desanimado, abandonou os planos para continuar a celebração. A Austrália seguiu o exemplo, e Malta foi o único país que não deixou de festejar.

Em 1999, um professor da Universidade das Índias Ocidentais em Trinidad e Tobago, Jerome Teelucksingh, reativou o dia. Ele percebeu que enquanto que existia um dia para os pais, não existia um dia para os homens sem filhos celebrarem, nem para as crianças e adolescentes. Teelucksingh salientou a importância de modelos masculinos positivos, uma vez que o seu pai tinha sido um excelente modelo para ele, e escolheu celebrar o Dia Internacional do Homem a 19 de Novembro, o aniversário do seu pai, bem como o dia em que uma equipa de futebol local tinha unido o seu país com os seus esforços para se qualificar para o Campeonato do Mundo.

Para comemorar organizou seminários sobre modelos masculinos e a importância da vida familiar. Tópicos como a violência doméstica também foram discutidos.

Desde então, o Dia Internacional do Homem tem servido para promover aspetos positivos da identidade masculina com base na premissa de que os homens respondem mais construtivamente a modelos positivos do que a estereótipos negativos de género. Assim, o dia não pretende competir com o Dia Internacional da Mulher, mas destacar a importância da saúde física e mental dos homens e da masculinidade positiva.

Dia Internacional do Homem hoje

Hoje, o Dia Internacional do Homem, centra-se principalmente nas questões e preocupações que afetam os homens: saúde, melhoria das relações de género, bem como destacar modelos masculinos e promover expressões positivas de masculinidade. É também uma oportunidade para reconhecer homens que não se encaixam em manifestações tradicionais de masculinidade tais como gays, bissexuais, transgéneros e não binários.

Assim, o Dia Internacional do Homem, é considerado um marco global que reconhece e celebra as conquistas culturais, políticas e socioeconómicas dos homens e destaca os problemas que enfrentam no mundo de hoje.

Quais são os objetivos do Dia Internacional do Homem? 

O dia tem seis objetivos principais:

  • Promover modelos masculinos positivos.
  • Celebrar as contribuições positivas dos homens para a sociedade, a comunidade, a família, a parceria, a guarda de crianças e o ambiente.
  • Foco na saúde e bem-estar dos homens a todos os níveis: social, emocional, físico e espiritual.
  • Destacar a discriminação contra os homens nos serviços sociais, atitudes e expectativas sociais, e legislação.
  • Melhorar as relações entre homens e mulheres e promover a igualdade de género.
  • Criar um mundo melhor e mais seguro, no qual as pessoas possam aprender e crescer até ao seu potencial máximo.

A importância do cabelo para a saúde mental dos homens

A alopecia é um dos grandes medos masculinos, razão pela qual é um tema a ter em mente no Dia Internacional do Homem, especialmente tendo em conta a generalizada afetação da alopecia androgénica, a forma mais comum de alopecia.

Os homens têm lutado contra a queda de cabelo há centenas de anos, mas é um problema que persiste e se torna mais prevalecente com a idade.

Os dados indicam que pelo menos 25% dos homens perderam algum cabelo até aos 25 anos, metade até aos 50 e 70% até aos 70 anos. A alopecia androgénica, também conhecida como calvície de padrão masculino, é progressiva. Com o tempo, deixa muitos homens (e até 10% das mulheres) com cabelo fino na coroa da cabeça e, normalmente, uma camada espessa de cabelo saudável logo abaixo das orelhas. Embora quase inevitável, esta queda de cabelo pode levar a sentimentos negativos nos homens, causando insegurança, falta de confiança e problemas de auto-estima. Além disso, em alguns casos, pode mesmo limitar a vida social e desencadear estados depressivos ou ansiosos. Felizmente, a solução definitiva para a alopecia existe: é o transplante capilar. Em particular, a técnica FUE (Unidade Folicular de Extração), que é a que usamos na Insparya, tem sido uma revolução na saúde do cabelo e sem dúvida um alívio para as preocupações dos homens.

É um método revolucionário, eficaz e seguro. Não deixa cicatriz visível em qualquer parte da cabeça, porque as micro incisões feitas na área doadora para extrair as unidades foliculares que vão ser implantadas na área com alopecia são praticamente imperceptíveis. Assim, em cerca de uma semana, o couro cabeludo estará completamente curado.

Além disso, com o Método Insparya removemos o dobro das unidades foliculares em comparação com o número de unidades foliculares que foram removidas até alguns anos atrás. Desta forma, conseguimos reduzir o tempo total do procedimento para apenas 6 horas.

É também possível corrigir áreas de alopecia na barba ou melhorar a densidade da barba com o mesmo sistema. O transplante de barba está a tornar-se cada vez mais popular e é muito eficaz na restauração de um elemento chave da estética de muitos homens. Para este procedimento são também extraídas unidades foliculares da parte de trás da cabeça. Desta forma, cobrimos áreas sem barba devido a cicatrizes ou, diretamente, resolvemos a ausência de barba devido a razões genéticas. Se quiser apenas ter mais densidade quer na própria barba, quer na zona das patilhas, bigode ou qualquer um deles combinados, também a obterá numa intervenção de algumas horas e numa recuperação fácil. Deste modo, é fácil obter uma barba densa para a vida, um dos símbolos da masculinidade e da atratividade física.

Na Insparya queremos celebrar o Dia do Homem oferecendo aquilo que fazemos melhor: restaurar o cabelo dos homens com uma intervenção definitiva e eficaz.

Se sentir falta da sua aparência jovem, vigorosa e saudável, marque agora uma consulta de avaliação capilar.