Próxima clínica a abrir será em Milão. Na internacionalização, grupo especializado na área da saúde e transplante capilar foi um dos primeiros a operacionalizar Fundo de Fundos, Portugal Growth, que pretende mobilizar 300 milhões para financiar PME.

O plano de expansão internacional da Insparya, especializado na área da saúde e transplante capilar, prevê a abertura de até seis clínicas nas principais cidades europeias, num investimento que se estima ser superior a 20 milhões de euros. Depois da abertura da primeira clínica em Madrid, em 2019, e no Porto, no último verão, está em curso o investimento na próxima clínica a abrir em Milão em abril de 2021. Localizações como Paris, Munique, Bruxelas, Londres, entre outras, estão a ser estudadas.

Na sua estratégia de internacionalização, contou com a participação do Fundo de Fundos para a Internacionalização (FFPI), através do Portugal Growth, numa operação liderada pela Vallis Capital Partners (private equity) que detém 50% do grupo Insparya tem como acionista o fundador Paulo Ramos. “A primeira clínica abriu em Madrid em abril de 2019. Está em curso o investimento na próxima clínica a abrir em Milão em abril de 2021. Localizações como Paris, Munique, Bruxelas, Londres, entre outras, estão a ser estudadas. Fruto do sucesso registado pela clínica de Madrid, também está a ser considerada a abertura de uma segunda clínica em Espanha, na cidade de Valência”, revelou ao Jornal Económico fonte oficial do Grupo Insparya.

O grupo Insparya tem como acionista o fundador Paulo Ramos, com 50%, tendo o restante capital passado recentemente para as mãos do Fundo Vallis (em parceria com o britânico Hermes), que veio acelerar o processo de expansão internacional, com o antigo ministro da Economia, António Pires de Lima, a assumir a vice-presidência do grupo. Segundo a mesma fonte, na sua estratégia de internacionalização, esta empresa prevê a abertura de clínicas médicas, em diversas cidades europeias, “consolidando desta forma a força de uma marca assente em práticas tecnologicamente inovadoras e que é líder no diagnóstico, tratamento e investigação nas áreas da Saúde e Transplante Capilar”. Para a concretização deste objetivo, realça, contou com a participação do Fundo de Fundos para a Internacionalização, através do Portugal Growth, numa operação liderada pela Vallis Capital Partners (private equity).

Internacionalização potenciada por FFPI Para a rede internacional de clínicas Insparya, o grupo conta com a parceria (50/50) do futebolista português Cristiano Ronaldo, tendo traçado um plano de internacionalização que prevê nos próximos anos a abertura de seis clínicas nas principais cidades europeias, com a marca Insparya e tecnologia made in Portugal.

Plano de expansão é agora conhecido depois da abertura da primeira clínica e do centro de I&D no Porto, no último verão, tendo este espaço sido visitado, na semana passada, pelo secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias. Este processo de internacionalização é potenciado pelo FFPI, tendo a entrada no capital da Insparya sido realizada através do investimento do Vallis Sustainable Investments II, um fundo de private equity. Fonte do gabinete do secretário de Estado da Internacionalização explica aqui que a capitalização e reforço dos instrumentos de private equity, neste caso efetuada através do Fundo de Fundos para a Internacionalização, “permite que estes fundos se posicionem enquanto potencial parceiro dos empresários que, confrontados com os desafios da internacionalização, reconhecem no private equity um sócio”. A mesma fonte frisa que, mais do que capital, “aporta ao projeto um conjunto de fatores como a profissionalização do modelo de governo, a vasta experiência em processo de internacionalização, a rede de parceiros, nacionais e internacionais, colocada ao serviço do projeto, a capacidade de atrair, reter e compensar o talento. E dessa forma, atue como um agente promotor e facilitador do crescimento internacional do tecido empresarial português”

Exportação de tecnologia e ‘know-how’ português Criada em 2009, a empresa conta hoje com mais de 200 elementos na sua equipa e posiciona-se como uma multinacional de origem portuguesa que prosseguirá a sua internacionalização através da abertura de grandes clínicas (com entre 14 a 18 gabinetes clínicos) nas principais cidades europeias, replicando o modelo desenvolvido em Portugal. Tal modelo, segundo fonte oficial do grupo, “assenta numa aposta constante na investigação científica de ponta, na tecnologia e na inovação, elementos determinantes para a criação de soluções que posicionam a Insparya como uma clínica de vanguarda na área da saúde capilar”.

A internacionalização da Insparya representará também a exportação de tecnologia e know-how português, resultado de um investimento de 2,5 milhões de euros no Insparya Science and Clinical Institute, um hub de desenvolvimento tecnológico multidisciplinar na área da Saúde Capilar. Como eixos de criação de valor na sua internacionalização, a Insparya alavancará, diz a mesma fonte, “o seu longo percurso e prestígio como especialista no tratamento da Alopécia (perda de cabelo) através do transplante capilar, procedimento que foi aperfeiçoando e no qual detém, hoje, a liderança mundial”.