Como cuidar do seu cabelo, o grande esquecido nas rotinas desportivas?

Praticar desporto requer uma disciplina completa que envolve todo um estilo de vida, especialmente se praticado com frequência ou de forma semiprofissional.

Assim, o exercício habitual é acompanhado de toda uma rotina que marca o cronograma de treino, desde sessões de aquecimento e alongamento, equipamentos desportivos, visitas ao fisioterapeuta e até a manutenção de uma dieta específica.

Esse estilo de vida também interfere em nossa higiene pessoal diária, pois assumimos que o banho é obrigatório e necessário após a realização de qualquer tipo de exercício.

Mas e o cabelo? É necessário lavá-lo após cada treino? Podemos evitar a lavagem se treinarmos na piscina?

A verdade é que, se queremos manter o cabelo saudável e bonito, além de impedir sua queda a longo prazo, devemos tê-lo em conta como parte dessa rotina diária (ou frequente) que implica ser atleta. Podemos ficar surpresos ao saber que, se treinarmos 5 dias por semana, precisaremos de 260 lavagens adicionais por ano, em comparação com uma pessoa que não pratica desporto. Lavar o cabelo com tanta frequência não o estragará?

Vamos esclarecer todas as dúvidas sobre como deve ser o cuidado com os cabelos antes, durante e depois do desporto.

Cuidados com os cabelos para atletas

A primeira pergunta que geralmente surge em relação aos cuidados com os cabelos quando uma pessoa realiza treino diário (ou quase) é a frequência necessária de lavagem.

E aqui devemos banir o mito de que lavar o cabelo todos os dias faz com que ele caia.

Porque é exatamente o oposto: “Um couro cabeludo oleoso favorece a perda de cabelo”, segundo o Dr. Carlos Portinha, Coordenador Clínico do Grupo Insparya.

Assim, como após cada treino tomamos banho para remover o suor e as toxinas da pele, devemos fazer o mesmo com o couro cabeludo e o cabelo para mantê-los saudáveis. A transpiração que ocorre durante a atividade física causa a lubrificação dos cabelos, especialmente na área das raízes, deixando-as “oleosas”. Assim, a lavagem é essencial após cada sessão, especialmente nos casos em que a atividade física em questão envolve o uso de produtos de fixação, pois isso deixa resíduos no cabelo que, em combinação com a transpiração, tornam-se um cocktail perigoso para a saúde capilar.

Dicas de lavagem após o treino

Devemos ter em mente que o cabelo fica mais oleoso com água muito quente.

Portanto, embora após uma sessão de treino intenso possamos sentir vontade de um banho muito quente, especialmente no inverno, devemos evitá-lo. A razão para isto é que a água quente demais aumenta a oleosidade no couro cabeludo, o que não é benéfico para a saúde dos cabelos.

Após a rotina de treino, é aconselhável lavar o cabelo com um champô neutro de qualidade (por exemplo o NutriPlus ou o Prevent HA da Insparya), combinados sempre que necessário com condicionadores ou máscaras que facilitam o penteado e evitam a quebra da fibra capilar com a escovagem (com o Prevent HA tal não é necessário).

Assim, será essencial secar o cabelo com o secador para garantir a boa saúde do mesmo e do couro cabeludo. A maneira mais segura de fazer isso é após remover a humidade com a toalha, secar com secador sempre a baixa temperatura e mantendo uma distância segura para não danificar os cabelos. Antes de tudo, devemos evitar deixá-lo molhado, mesmo que seja verão, pois tal é uma má prática para os cabelos.

Desportos de piscina

Os desportos e atividades praticados nas piscinas requerem um cuidado mais exaustivo dos cabelos, pois estes são permanentemente expostos ao cloro e aos algicidas usados para manter a água limpa. Assim, quando a fibra capilar absorve a água da piscina é estabelecido um contato prolongado com o baixo pH do cloro, prejudicial à fibra capilar que se torna quebradiça, seca e mais suscetível à queda.

Nesse sentido, é aconselhável usar uma touca de banho para preservar os cabelos dos danos causados pela água da piscina. Essa touca deve ser de silicone, látex ou poliuretano pois estes materiais são os únicos que impedem que o cabelo se molhe completamente com a água da piscina.

Pelo contrário, as toucas de pano não impedem que o cabelo absorva a água clorada; portanto, não podemos contar com essa função protetora durante a atividade física.

Truques para minimizar danos

Se, por qualquer motivo, ao realizar qualquer atividade em uma piscina não pudermos usar touca e irremediavelmente se molhar o cabelo é aconselhável molhar o cabelo no chuveiro antes de entrar na água para que a fibra absorva o mínimo possível de cloro e algicidas.

De qualquer forma, ao sair da piscina, teremos que passar imediatamente pelo chuveiro para remover os restos desses produtos químicos do cabelo. Além disso, será necessária uma

lavagem cuidadosa com um champô reparador (como o Prevent HA da Insparya) e que alivia os danos. O último passo será sempre a secagem, com as premissas que indicamos acima.

Atividades ao ar livre

Quando falamos de atividades ao ar livre, como corrida, caminhada ou ténis, será essencial proteger o cabelo da exposição ao sol.

O sol contribui para a oxidação dos cabelos, danificando sua estrutura e alterando a coloração. O resultado é um cabelo desidratado, sem brilho ou vitalidade.

Para evitar esses efeitos nocivos ao praticar desporto é melhor recorrer ao uso de bonés e protetores solares específicos para o cabelo, medidas que podemos aplicar separadamente ou em combinação, dependendo das características da atividade que vamos realizar. Por exemplo, se usarmos um chapéu enquanto praticamos desporto este deve ser feito de um material leve que permita a transpiração e evite que a humidade se acumule no couro cabeludo como resultado da transpiração.

Da mesma forma, se falarmos sobre treino por várias horas, é aconselhável arejar o cabelo de tempos em tempos para que o cabelo respire e não seja afetado pela humidade. No caso de termos um rabo de cavalo é melhor desfazê-lo ocasionalmente para descansar o couro cabeludo e o cabelo. Mesmo em atividades que exigem o uso de um capacete, como andar de bicicleta ou escalar, é aconselhável fazer uma pausa do seu uso de tempos a tempos para permitir que o cabelo seque levemente de forma a que a humidade não danifique o couro cabeludo.

No caso de haver perda de cabelo em algumas áreas da cabeça será essencial cobri-la com um chapéu. Não devemos esquecer que, para o couro cabeludo, a calvície (parcial ou total) implica a perda de sua proteção natural contra a ação prejudicial da exposição prolongada ao sol, o que a torna mais vulnerável ao aparecimento de cancro de pele.

Prática desportiva com cabelos longos

No caso de mulheres e homens com cabelos compridos, o ideal para o desporto é mantê-lo preso durante a atividade física por meio de tranças ou apliques que permitam libertar o rosto. Mas tenha cuidado, porque a maneira como prendemos os nossos cabelos também pode contribuir para a deterioração dos mesmos e até para a sua queda a longo prazo.

Anote o que você deve fazer:

• Evitar a tração excessiva: algumas disciplinas, como ginástica rítmica, ginástica artística, dança ou natação sincronizada, exigem penteados com tração excessiva do cabelo. A longo prazo, isso pode desencadear a perda de cabelo devido à tensão constante no couro cabeludo. É o que é conhecido como alopécia por tração e afeta a área da testa e das têmporas.

• Cuidado com elásticos: opte por elásticos largos que não quebram os cabelos e não exercem muita tensão. Um tipo inadequado de goma também pode favorecer uma tensão prejudicial no couro cabeludo.

• O cabelo deve estar seco: conseguir um rabo de cavalo ou um coque com os cabelos ainda molhados pode ser tentador, especialmente para combater as altas temperaturas do verão. Mas devemos saber que tal é prejudicial ao cabelo.

Em suma, tranças e cabelos apanhados sim, mas relaxados, sem tensão e sem humidade, para evitar que os cabelos caiam e impedindo que os cabelos se envolvam demais com o movimento.

E se nosso cabelo cair?

Se for tarde demais para evitar a perda de cabelo e já se tiver manifestado queda permanente ou se forem vislumbrados os primeiros sintomas de alopecia em algumas áreas da cabeça não há razão para negligenciar a saúde do cabelo. De fato, há toda uma gama de possibilidades oferecidas por centros de prestígio, como as clínicas do Grupo Insparya, que possuem uma equipa médica especializada e por cujas mãos alguns atletas de renome já passaram.

Por um lado, encontrará tratamentos para melhorar a qualidade do cabelo e prevenir a alopécia, como a mesoterapia capilar com MesoHair ou o Plasma Rico em Plaquetas (PRP). Por outro lado, poderá estar indicada a única solução definitiva e eficaz para recuperar o cabelo perdido: o Transplante Capilar.

Como acontece quando queremos começar a praticar desporto ou alguma rotina física, é aconselhável colocar-se nas mãos dos melhores profissionais, neste caso especializados em saúde capilar e com as tecnologias mais inovadoras para combater a queda de cabelo. Só então obteremos os melhores resultados.