Existe alguma relação entre a depressão e a queda de cabelo? A alopecia é uma doença muito comum, de tal modo que muitos homens tomam como certa quando atingem uma certa idade. Mas, nem todos querem resignar-se a perder o cabelo. Um símbolo de juventude, saúde e força. Especialmente se for o resultado de mais do que uma alopecia androgénica generalizada.
A queda de cabelo pode ter muitas outras causas, além das genéticas e hormonais, que tanto afetam a população masculina. O nosso estado de humor afeta a nossa saúde geral e, em grande medida, o estado da nossa pele e cabelo. É por isso que se sofremos de depressão podemos ver a nossa saúde capilar alterada, tal como um período de grande stress pode levar a alopecia areata.
A depressão pode causar queda de cabelo?
A depressão é um transtorno sofrido por milhões de pessoas em todo o mundo, pelo que é considerada, por muitos especialistas, como um problema de saúde pública.
Quando se pergunta se a depressão pode causar queda de cabelo, a resposta é sim, em alguns casos. O baixo humor, que caracteriza os estados depressivos, é agravado por uma dieta pouco saudável, má qualidade do sono e inatividade física. É um facto que, ao passar por uma depressão, pode complicar algo tão quotidiano como uma alimentação equilibrada, fazer o mínimo de atividade ou manter os nossos cuidados capilares. Tudo isto pode levar a alterações na saúde do nosso cabelo, que está tão dependente do nosso estilo de vida, dieta e outros hábitos.
Além disso, se estiver a ser tratado com antidepressivos, pode haver uma ligação com esta queda de cabelo difusa. Embora este seja um efeito secundário raro, tem sido observado com inibidores selectivos de recaptação de serotonina (SSRIs). Estes incluem medicamentos normalmente prescritos como sertralina, paroxetina e citalopram, entre outros. Assim, é possível que possam afectar a fase telógena, reduzindo a sua duração. Isto causa a libertação imediata do telogénio, levando a uma queda de cabelo perceptível. Mas não se preocupe, o seu médico pode prescrever um tratamento semelhante que não conduza à alopecia.
Em qualquer caso, é melhor procurar ajuda de um profissional de saúde mental e de um especialista em queda de cabelo. Na Insparya temos uma equipa médica multidisciplinar com especialidades incluindo psiquiatria, por isso oferecemos-lhe uma abordagem abrangente e a solução mais completa.
Como resolver a queda de cabelo causada pela depressão?
A boa notícia é que a perda de cabelo causada pela depressão não é permanente. À medida que a depressão é ultrapassada, a saúde do cabelo recupera gradualmente. Mas há também tratamentos capilares que podem acelerar este processo e ajudar-nos a recuperar o cabelo saudável que tínhamos antes. No entanto, ao mesmo tempo é aconselhável submeter-se a um tratamento psicológico para descobrir as causas da depressão e ultrapassar este estado de uma forma duradoura.
Se procura tratamentos capilares para melhorar a qualidade do seu cabelo, os mais eficazes e fáceis de aplicar são a mesoterapia capilar (MesoHAir+), Plasma Rico em Plaquetas (ActivePlasma Insparya) ou a Fotobiomodulação. Individualmente ou em combinação, para melhorar os resultados, pode aplicá-los em qualquer uma das nossas clínicas em Portugal, Espanha e Itália, como recomendado pelo médico especialista que fará o diagnóstico e indicará o tratamento. Além disso, a mesoterapia e o laser de baixa frequência podem ser aplicados confortavelmente em casa, adquirindo-os na nossa loja online.
A nossa mesoterapia é aplicada rápida e confortavelmente, com uma formulação exclusiva que activa as células das unidades foliculares, estimulando-as e nutrindo-as. Isto promove a produção de cabelo de maior qualidade. O ActivePlasma Insparya é um tratamento que utiliza factores de crescimento obtidos a partir das plaquetas sanguíneas do próprio paciente para obter cabelo mais jovem. Se acrescentar ainda o tratamento laser capilar com o nosso capacete de Fotobiomodulação, será capaz de recuperar o cabelo perdido devido à depressão.
Se sofre de depressão ou se notou uma queda de cabelo difusa e quer remediá-la, contacte agora a Insparya. A nossa equipa médica abordará o seu caso da forma mais abrangente para o ajudar a melhorar a sua saúde de uma forma completa.