Dois dos problemas mais frequentes em consultas médicas de Tricologia são a Caspa (Descamação) e o Excesso de Gordura no couro cabeludo (Seborreia).
A seborreia e descamação do couro cabeludo são habitualmente manifestações da mesma doença – a Dermatite Seborreica do couro cabeludo.
Sendo só por si uma preocupação, a Dermatite Seborreica pode fazer-se acompanhar de queda de cabelo, agravando a situação de base apresentada.
A dermatite seborreica é uma condição comum da pele que afeta principalmente o couro cabeludo. Habitualmente esta patologia manifesta-se com o aparecimento de pele gordurosa ou “oleosa”, manchas descamativas, rubor (pele vermelha) e descamação (caspa) persistente.
A dermatite seborreica também pode afetar outras áreas do corpo, como a face, nariz, sobrancelhas, orelhas, pálpebras e tórax.
Podendo desaparecer sem tratamento, habitualmente a única forma de resolver as manifestações da doença é com recurso a terapias médicas. Após um período de controlo da doença, esta pode voltar a manifestar-se, necessitando de nova sessão terapêutica.
A Dermatite Seborreica é também chamada de caspa, eczema seborreico e psoríase seborreica. Nas crianças a condição é conhecida como crosta láctea e causa manchas escamosas no couro cabeludo.
A Dermatite Seborreica pode estar associada a fatores hereditários, verificando-se que filhos de pessoas cafetadas pela doença têm uma maior tendência para a mesma, sendo também indicada como causa frequente a infeção fúngica por Malassezia. Outros fatores associados ao aparecimento de Dermatite Seborreica são o stress emocional e físico, défices nutricionais, ingestão excessiva de álcool, má higiene da pele, alterações hormonais, climas com muito calor e humidade, fadiga e algumas condições neurológicas.
A Dermatite Seborreica desenvolve-se devido ao aumento de produção pelas glândulas sebáceas e pela diminuição do processo de renovação das células do couro cabeludo, tendo como consequência um aumento da oleosidade e a um rápido desprendimento das células da pele, que se juntam e formam flocos visíveis e descamativos (caspa).
Habitualmente a Dermatite Seborreica manifesta-se por:
- Descamação da pele – caspa: placas brancas ou amareladas, descamativas, oleosas e aderentes;
- Pele ruborizada;
- Placas confluentes – cobrindo uma grande área de pele;
- Pele oleosa ou gordurosa;
- Prurido (Comichão) – o ato de coçar/arranhar a pele pode complicar este quadro, devido a infeção local;
- Queda de cabelo.
Tratamento Capilar para Dermatite Seborreica e Descamação
O tratamento da Dermatite Seborreica consiste por norma na utilização de champôs, cremes e loções medicinais específicos para esta doença e que controlam a seborreia e a descamação. Por vezes pode ser necessário recorrer a loções, champôs ou pomadas que controlam a inflamação e que têm na sua composição corticóides de utilização tópica. Estes são eficazes e fáceis de usar, mas devem ser usados com moderação e sob aconselhamento médico. Se usado por muitas semanas ou meses sem intervalo podem causar efeitos colaterais como a diminuição da espessura da pele ou o aparecimento de estrias. Em alguns quadros pode ser necessário recorrer à utilização de loções, cremes ou champôs antifúngicos alternados com outro medicamento.
Sendo bem diagnosticada e tratada, em consultas como as disponibilizadas na Insparya, a Dermatite Seborreica é por norma controlável, podendo recidivar e necessitar de tratamento por ciclos, sempre que a mesma volte a manifestar-se.
A Dermatite Seborreica é uma patologia frequente que deve ser avaliada medicamente, pois só assim se permite um diagnóstico correto e uma terapêutica eficaz e que pode passar pelo controlo da doença com champôs específicos para controlo dos sinais de doença mais relevantes – inflamação ou couro cabeludo sensível, descamação, oleosidade – como o Dermocalm, Balance e No Grease, respetivamente, da Insparya.
Em casos mais complicados o tratamento pode passar pela aplicação tópica de corticoides ou de antifúngicos.
Portanto, é importante que a avaliação clínica seja efetuada em clínicas especializadas em Alopécia e Tricologia como a Insparya.