Ansiedade, como afeta o seu cabelo

A ansiedade é um problema de saúde mental muito comum nos dias de hoje. O nosso ritmo de vida, a incerteza ou as grandes expectativas podem desencadear diferentes perturbações relacionadas com a ansiedade, desde a ansiedade social à ansiedade generalizada e até à depressão. Qualquer uma destas situações tem um impacto negativo na nossa qualidade de vida. Mas sabia que a ansiedade também pode ter um impacto na saúde do cabelo? Aqui vamos falar sobre como a ansiedade afeta o estado do nosso cabelo e couro cabeludo e que soluções existem para tratar a ansiedade e os seus efeitos na saúde do cabelo.

As consequências para o cabelo de sofrer de ansiedade

A ansiedade pode afetar o nosso cabelo de muitas formas. Mas, sem dúvida, quando estamos a passar por um mau momento emocional, a última coisa de que precisamos é que a nossa imagem se deteriore com um cabelo fraco, sem brilho ou com queda, o que pode potenciar este estado de ansiedade em algumas pessoas.

A realidade é que a ansiedade pode enfraquecer o cabelo, afetando o correto funcionamento da unidade folicular. Além disso, a ansiedade crónica pode desencadear um desequilíbrio hormonal, complicando ainda mais o ciclo de vida do cabelo, atrasando ou impedindo o seu crescimento adequado e tornando-o mais fraco e frágil.

Além disso, a ansiedade também pode desencadear a queda de cabelo sob a forma de eflúvio telogénico. Isto acontece quando o cabelo entra na fase de repouso demasiado cedo, resultando numa queda de cabelo difusa e abrupta. A boa notícia é que o eflúvio telogénico pode ser tratado e, assim que a ansiedade desaparece, o cabelo perdido é restaurado. Isto é muito importante para o paciente, porque a queda de cabelo pode ser muito preocupante e afetar a autoconfiança, chegando mesmo a piorar o humor, que é a causa principal da má saúde do cabelo.

A tricotilomania é outra doença relacionada com a ansiedade, uma perturbação que provoca o desejo de puxar ou mesmo arrancar o cabelo. Por isso, nos casos mais complicados, pode resultar em áreas de calvície. Para a controlar, é fundamental colocar-se nas mãos de profissionais de saúde mental, em articulação com especialistas capilares como os que o podem ajudar na Insparya. Nas nossas clínicas, dispomos de uma equipa médica multidisciplinar que oferece um tratamento integral, porque estamos conscientes de que a saúde capilar deve ser tratada com uma abordagem holística.

Como reduzir a ansiedade para recuperar a saúde e o bem-estar dos cabelos?

A ansiedade, para além de ser uma fonte de sofrimento psicológico, pode ter um vasto leque de repercussões físicas. A pele e o cabelo apercebem-se rapidamente de qualquer preocupação, pelo que o couro cabeludo também pode ser afetado

Mas que soluções existem para corrigir as consequências que a ansiedade pode ter na saúde do cabelo? Existem várias opções que podem ajudá-lo a gerir o stress e a ansiedade para que não prejudiquem o seu dia a dia nem afetem o seu cabelo.

Em primeiro lugar, é importante identificar as causas da ansiedade e dos nossos distúrbios emocionais em geral. Só depois podemos tratá-los eficazmente. A terapia psicológica, acompanhada de tratamento farmacológico se o especialista o considerar necessário, é a chave para deixar a ansiedade para trás. Mas também podemos incluir alguns hábitos positivos que nos ajudarão a ultrapassar a situação mais rapidamente.

Praticar qualquer tipo de atividade física que nos motive, mas com regularidade, é uma medida muito útil para enfrentar os períodos de stress e de nervosismo exacerbados. O ioga e a meditação podem ser também uma opção, mas se nunca as experimentou antes, a altura em que está mais ansioso pode não ser a melhor altura para começar. Caminhar no parque, fazer jogging, andar de bicicleta, jogar paddle com os amigos… são muitas as atividades com as quais podemos evitar o sedentarismo, libertar a ansiedade e favorecer o sono.

Da mesma forma, cuidar da sua alimentação também ajuda a reduzir a ansiedade. Comer de forma saudável e equilibrada, desfrutando da refeição, permitir-nos-á distrair a mente e ter uma melhor digestão; não é em vão que um dos sintomas frequentes do stress é o desconforto gastrointestinal. Também é aconselhável evitar o álcool e estimulantes como a cafeína.

Tudo isto irá melhorar a ansiedade ao longo do tempo. Mas não nos esqueçamos que se trata de um processo, por isso, enquanto aprendemos a gerir o stress, podemos cuidar do nosso cabelo se este tiver sido danificado. Existem tratamentos capilares muito úteis que podem ser combinados com a utilização do champô anti queda de cabelo da Insparya. Com uma fórmula muito completa, é um grande aliado no fortalecimento do cabelo e na prevenção da queda. Além disso, a mesoterapia capilar mesoHAIr+, um tratamento Insparya ActivePlasma ou a fotobiomodulação melhorarão o estado do seu cabelo de forma mais eficaz se forem combinados.

Também é possível que o seu especialista em saúde capilar recomende a toma de um suplemento de biotina ou de outros elementos como o ferro ou o zinco, caso tenha detetado que sofre de uma deficiência. A chave é “atacar” a ansiedade em todas as frentes possíveis, atuando em primeiro lugar na sua origem, mas também atenuando os seus efeitos na nossa saúde capilar, que podem alimentar o mal-estar que sentimos na origem e dificultar o nosso avanço no processo.

Se sofre de um nível elevado de stress e de ansiedade e já notou os primeiros efeitos no seu cabelo, não espere mais. Quanto mais cedo puser termo a esta situação, não só recuperará o seu humor, como também evitará que a saúde do seu cabelo sofra as consequências. Marque já uma consulta em qualquer uma das clínicas Insparya. Receberá um diagnóstico personalizado e gratuito, e estará nas mãos dos melhores especialistas em saúde capilar que irão à raiz do problema.